domingo, 27 de setembro de 2015


Plano de Aula

Gabriela Martins Ruas

Tema: Atividade de percepção sonora com o filme "O Som do Coração"
Duração: 03 aulas.

Objetivo: Discriminar sons da natureza, da cidade e da sala de aula.
Público alvo: Alunos do 5º ano – Ensino Fundamental.
 Material: Aparelho DVD e TV ou computador; cena que mostra o garoto fugindo do orfanato em direção à cidade (21m07s a 22m07s). Trecho em que ele entra na cidade e começa a prestar atenção nos sons (22m55s a 31m05s). Cena em que o garoto pega um violão e, sem nunca ter experimentado o instrumento, começa a tocá-lo (41m43s a 44m25s); pandeiros, cuícas (poderá pedir para os alunos trazerem de casa.
Desenvolvimento: 1ª aula- Explicar para os alunos a sinopse do filme: O menino Evan Taylor cresce em um orfanato e não conhece sua origem. Apesar disso, ele ouve música em todos os lugares e acredita que ela seja uma mensagem de sua família. Decide então sair em busca de sua história. Apesar desse lado de fantasia, o mais interessante é, contudo, destacar os pontos da trama que mostram o garoto escutando diferentes ruídos da cidade, que podem se transformar em música. Exiba os trechos do filme e peça as crianças para registrarem o que mais gostou
2ª aula
. Leve as crianças a uma praça próxima à escola para que escutem os sons da natureza e, depois, a algum local urbanizado, para que fiquem atentas aos ruídos das ruas. Volte para a sala de aula e chame a atenção de todos para as vozes dos colegas. Destaque como vários sons às vezes passam despercebidos, como se fossem apenas parte do ambiente e comente com as crianças.

3ª aula
 Juntos, façam uma música e peça que as crianças tentem reproduzir com instrumentos de percussão (pandeiros, cuícas ou outros que tiver disponíveis) os sons que ouviram durante aquela aula. As crianças deverão registrar tudo que entenderam e o que mais gostaram com instrumentos de percussão (pandeiros, cuícas ou outros que tiver disponíveis) os sons que ouviram durante aquela aula. As crianças deverão registrar tudo que entenderam e o que mais gostaram. 

Avaliação: Será feita através da observação dos sons que às crianças ouviram e avaliarei de que forma elas os reproduziram e registraram.



Referências
CARAM, Valéria. Professora do Colégio Pueri Domus, em São Paulo. Autor nova escola.
PCNs, Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em >http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf.






0 comentários:

Postar um comentário