domingo, 31 de maio de 2015

sábado, 9 de maio de 2015

MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO

                   De 1º de janeiro de 2015 a 06 de abril do mesmo ano, ocorreram 03 mudanças no Ministério da Educação, Cid Gomes ocupou o cargo de 1º de janeiro de 2015 à18 de março de 2015, logo após Luiz Cláudio Costa se manteve ministro interino a partir de 18 de março de 2015. Em 06 de abril de 2015 tomou posse Renato Janine Ribeiro.
                   Na cerimônia de posse, Dilma afirmou que Renato Janine Ribeiro está à altura dos grandes, “Para consolidar a construção do desafio de uma pátria educadora, convidei um professor, um pensador e um apaixonado pela educação; Renato Janine Ribeiro é uma feliz novidade”, disse a presidenta. 
                  Natural de Araçatuba, São Paulo, o ministro Renato Janine Ribeiro é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1994, é professor titular da disciplina ética e filosofia política na USP. Tem 78 capítulos de livros editados e 18 livros publicados. Recebeu o Prêmio Jabuti, em 2001; a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1997, e a Ordem do Rio Branco, em 2009.
                 Janine disse que a educação é o instrumento decisivo para a justiça social e afirmou que o ministério vai contribuir com o ajuste fiscal do governo federal.
                   Segundo “Dilma Rousseff as mudanças ocorridas recentes na educação, foi uma alteração pontual. “São alterações pontuais, estou fazendo uma alteração pontual no Ministério da Educação”. “Não tenho perspectiva de alterar nada, nem ninguém, mas as circunstâncias às vezes obrigam você alterar, como foi o caso da educação,” observou Dilma Rousseff. Na fala da presidente, não fica claro, o motivo pelo qual Cid Gomes deixa o ministério da Educação.   
                  A SEE MG (Secretaria de Estado de Minas Gerais). Esse órgão tem por finalidade planejar, dirigir, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do Estado relativas à garantia e à promoção da educação, com a participação da sociedade, com vistas ao pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania e para o trabalho, à redução das desigualdades regionais, à equalização de oportunidades e ao reconhecimento da diversidade cultural.
                    Tem a missão de desenvolver e coordenar políticas públicas de educação básica, inclusivas e de qualidade, garantindo plenas condições de funcionamento da rede pública, em especial da rede estadual, promovendo a formação integral dos estudantes, com vistas ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho.
                  Rio pardo de Minas, município onde moro, atualmente tem como secretário de educação o senhor Jonas Marcio de Oliveira Cunha. 
                   Dentre outros planos da SME (Secretaria Municipal de Educação), está sendo elaborado atualmente, o Plano Decenal Municipal de Educação em nosso município. A construção do PDME para a cidade de Rio Pardo de Minas significa um grande avanço, por se tratar de uma Política de Estado e não somente uma Política de Governo. A sua aprovação pelo poder legislativo, sancionada pelo chefe do executivo, transforma-o em lei municipal e confere-lhe o poder de ultrapassar diferentes gestões. Nesse prisma, o PDME promove a superação de uma prática tão comum na educação brasileira: A descontinuidade que acontece em cada governo; recomeçar a história da educação, desconsiderando as boas políticas educacionais anteriores por não serem de sua iniciativa. Com um Plano Decenal Municipal de Educação com força de lei, respeitado por todos os dirigentes municipais, resgata-se o sentido da continuidade das políticas públicas
                   Se um dia viesse a ocupar o cargo de Secretária Municipal de Educação tomaria as seguintes providências em meu município:
  1.   Aderir cursos e capacitações para professores com enfoque na prática;
  2.   Juntamente com a prefeitura municipal, realizar reformas e construção de novas escolas;
  3.  Acabar com indicação política para diretor e sugerir que estes sejam escolhidos através de concursos públicos ou processos seletivos;
  4.  Exigir da administração pública, mais ônibus escolares com bom funcionamento e segurança, uma vez, que em nosso município a população, resida em sua maioria nas zonas rurais, “área territorial muito extensa”, necessitando do transporte escolar para terem acesso às escolas. E atualmente o transporte escolar em meu município é precário;
·           Além disso, procuraria trazer para o município universidades públicas com diversidades de graduações. Pois, hoje em dia, só existe uma faculdade particular na cidade e muitas pessoas têm o desejo de se profissionalizarem, mas, não tem essa oportunidade, devido a questões econômicas entre outras. 
                   Enfim, procuraria agir da melhor forma possível para contribuir com a melhora da educação. Tentaria trabalhar sempre pautada nas sugestões e críticas da população riopardense, com o intuito de promover qualidade de educação, pois, é isso que esperamos receber, quando pagamos impostos altíssimos. Pagamos e temos o desejo que o valor destes impostos, seja bem empregado na educação, na saúde entre outros.

           O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.

                Immanuel Kant




Referências

BRINO Ricardo De · Plano de trabalho da Secretaria de Educação de Rio pardo de Minas Maio 7, 2015 Disponível em>http://riopardodeminas.blog.br/plano-decenal-municipal-de-educacao

REVISTA VEJA. Renato Janine toma posse como ministro da Educação 06/04/2015

Secretaria de Estado de Minas Gerais



PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

                   Está sendo elaborado atualmente o PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO em nosso município. A construção do PDME para a cidade de Rio Pardo de Minas significa um grande avanço, por se tratar de uma Política de Estado e não somente uma Política de Governo.
                    A sua aprovação pelo poder legislativo, sancionada pelo chefe do executivo, transforma-o em lei municipal e confere-lhe o poder de ultrapassar diferentes gestões. Nesse prisma, o PDME promove a superação de uma prática tão comum na educação brasileira: a descontinuidade que acontece em cada governo; recomeçar a história da educação, desconsiderando as boas políticas educacionais anteriores por não serem de sua iniciativa. Com um Plano Decenal Municipal de Educação com força de lei, respeitado por todos os dirigentes municipais, resgata-se o sentido da continuidade das políticas públicas.
                   A elaboração do PDME constitui-se como o momento de um planejamento conjunto do Governo com a Sociedade Civil que, com base científica e com a disponibilização dos recursos que se fizerem necessária, deve ter como intuito responder às necessidades sociais, no que tange a educação em nosso município. O que garantirá a efetivação das diretrizes e metas estabelecidas no PDME serão a participação, o acompanhamento e a avaliação da sociedade civil, representada pelo Conselho Municipal de Educação, Câmara Municipal, trabalhadores/as da educação, pais/responsáveis de alunos/as, alunos, e todos/as os/as cidadãos/ãs que, de alguma forma, estejam envolvidos no processo educacional dessa cidade.
                    O desafio para o nosso município é elaborar um plano que guarde consonância com o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garanta sua identidade e autonomia. Esse Plano está sendo pensado a partir dos seguintes eixos: I. Sistema Municipal de Ensino; II. Educação Inclusiva: Cidadania e Emancipação; III. Qualidade da Educação: Democratização e Aprendizagem; IV. Gestão Democrática; V. Valorização dos/as Trabalhadores/as da Educação: Formação e Condições de Trabalho; VI. Financiamento da Educação: Transparência e Controle Social.
                   O Plano Decenal Municipal de Educação é um documento que estabelecem diretrizes, metas e prioridades para a educação municipal e tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino oferecido pelo município. Quando aprovado pela Câmara Municipal torna-se uma lei que dará condições de continuidade nas políticas educacionais municipais. Como instrumento de operação do Sistema Municipal de Ensino, o PDME estabelece as políticas, diretrizes e define os objetivos e metas educacionais do município para um período decenal. A elaboração do plano, por meio da participação conjunta entre o Governo e a Sociedade Civil organizada, deve constituir-se em processo de formação, de aprendizagem sobre a realidade educacional do município, da concepção de educação inspiradora da ação, dos objetivos da ação e da própria razão de ser e de agir de cada participante. O Plano Decenal Municipal de Educação será encaminhado à Secretaria Municipal de Educação que, juntamente com a Procuradoria Geral à Câmara Municipal para aprovação e publicação.



sexta-feira, 8 de maio de 2015

FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação




          Entre as principais atribuições da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) estão a construção de escolas, assim como a reforma, adequação de unidades escolares e abastecimento de materiais e equipamentos necessários.

           A FDE também é responsável por viabilizar a execução das políticas educacionais definidas pela Secretaria da Educação do Estado, implantando e gerindo programas, projetos e ações destinadas a garantir o bom funcionamento, o crescimento e o aprimoramento da rede pública estadual de ensino.





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