Pedagogia social é a alternativa de educação nos espaços não escolares, visando incluir socialmente todos que a educação formal não alcança, tais como a população indígena, os quilombolas, a população rural, a mulher, a criança e o adolescente, o idoso, o preso, a população de rua e os portadores de necessidades educativas especiais.
A pedagogia social é uma
disciplina pedagógica ou, se preferir, uma das ciências da educação (MERCES,
2003). A educação social, portanto está inserida na ordem da prática, dos
fenômenos e dos processos. A pedagogia social de rua traz a visão dos significados
sociais que grupos diversos manifestam em suas diferenciadas situações.(...) O
objetivo da pedagogia social de rua, não é manter a criança na rua, mas
educá-la para que esta possa optar pela “desrualização”, esta é de certa forma
uma contra-pedagogia que busca irromper uma nova cultura, que parta do
cotidiano daqueles que elegem forçosamente a rua como morada.
(...)A pedagogia social
de rua por possuir especificidades, ainda é muito incompreendida, pois assume
uma postura aberta, diferenciada de educação, o processo educativo acontece em
espaços não formais dirigidos a grupos especiais, que em sua grande parte não
são considerados como cidadãos possuidores de direitos pela sociedade que os
cerca. ( Paiva, 2005. p. 3) “
No Brasil, quando falamos sobre pedagogia social é indissociável o nome de
Paulo Freire, que em sua obra “Pedagogia do Oprimido” (2005), vem propor uma
educação popular emancipadora que tem como prática a liberdade para precondição
da vida democrática. Em meados das décadas de 80 e 90 com o surgimento de
entidades governamentais e não-governamentais destinadas a crianças e
adolescentes, intensificaram-se iniciativas sociais em parceria entre o público
e privado, passando a não ser encarada apenas como responsabilidade exclusiva
do Estado, tendo assim maior participação dos mais diversos núcleos sociais nas
questões de interesse da sociedade em geral. Ao contrário do que muitos pensam
a pedagogia social não é simplesmente entretenimento, mas dispõe de objetivos
específicos a serem alcançados no lugar que está implantado. Como percebemos ao
observar trabalhos desenvolvidos nestas organizações a atuação na pedagogia
social não difere em termo didático da pedagogia formal, pois esta procura em
sua intervenção identificar os problemas daquela comunidade e buscar
alternativas para superá-los, a pedagogia social ganhou espaço significativo
com as ONGs, onde muitas destas têm o papel educacional englobado em sua
práxis. A palavra ONG teve titulação com o reconhecimento destas instituições
não governamentais pela ONU (Organização das Nações Unidas) em meados dos anos
90. Correa(2011), afirma que o cenário das ONGs hoje envolve trabalhos sociais
organizados sem fins lucrativos, voluntárias e possuem relações com as questões
locais, com características de ações solidárias destinadas as pessoas excluídas
do direito pleno a cidadania. Nestas organizações o pedagogo assume papéis que
passam pela elaboração e execução de projetos e ações, com objetivo de fornecer
um suporte pedagógico adequado.
O trabalho realizado pelo pedagogo social
não é fácil, ele assume também a responsabilidade de promover uma educação
integral que venha atender a todos que estão ali presentes no meio social (na
rua), visando o pleno desenvolvimento da pessoa para a construção e
prevalescência da cidadania. Então, há uma responsabilidade muito grande,
porque formar pessoas não é uma tarefa simples, daí a necessidade de sempre
estar em busca de novos conhecimentos e estratégias para que seja possível
alcançar os objetivos propostos e que essa educação integral forneça meios, os
capacitem para ingressarem no mercado de trabalho e na sociedade.
Referências:
Pedagogia Social: A Atuação do Pedagogo em Ambiente
Não-Escolar
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 2005, 42.ª edição.
GRACIANNI, M. S. S. Pedagogia social de rua: análise e
sistematização de uma experiência vivida. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo
Freire, 1997. (Coleção prospectiva)
OLIVEIRA, Walter Ferreira de. Educação social de rua: As bases políticas e pedagógicas para uma educação
popular. Porto alegre: Artmed, 2004