RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Trabalho apresentado ao Curso
superior Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais,
para a disciplina. Estágio Obrigatório.
Professoras: Patrícia Caetano e
Cristiane França.
Aluna: Gabriela Martins Ruas
Polo: Taiobeiras- MG 2017
Introdução
O
estágio obrigatório de docência foi realizado na Escola Estadual Gentil
Mesquita localizada no bairro Jk do município de Rio Pardo de Minas. Na
referente escola funcionam turmas do ensino fundamental até o Quarto ano.
Realizei o estágio na sala do 5º ano do ensino fundamental. No total são 15
alunos com idades ente 10 e 11 anos. A Escola é bem estruturada e os
profissionais são esforçados e competentes.
Análise Dos Aspectos Observados Durante A Docência
A
turma do 5º ano, na qual foi realizado o estágio, os alunos têm entre 10 e 11
anos e enfrentam assim como os outros alunos da escola, varias dificuldades
como: falta de transporte adequado, materiais para pesquisa, entre outros. A
professora com quem realizei o estágio é muito capacitada e esforçada. Vem
exercendo a profissão há mais de 25 anos e se dedica totalmente a seus alunos.
A estrutura física da escola é
razoável, têm 07 salas de aula, uma quadra com cobertura, banheiros sanitários,
uma cantina, sala do diretor e sala dos professores. Falta refeitório,
um espaço para laboratório de informática e um acervo para montar a biblioteca.
É notório que a diretora se empenha ao máximo para que a escola se desenvolva,
é bastante presente na escola e muito comunicativa com os funcionários. A
diretora conta com uma secretária e uma especialista em educação, além de uma
eventual.
No
que se refere à participação dos professores e alunos nas decisões da escola,
se dá por meio de diálogo e reuniões constantes. Não é muito frequente a
participação dos pais, devido a questões como: falta de interesse e rotina de
trabalho dos mesmos.
A
rotina da escola e na sala de aula é prevista no planejamento, é um trabalho
intencional, no qual o professor mobiliza recursos didático-pedagógicos em prol
da aprendizagem dos alunos, não é uma atividade mecânica sem
contextualização.
Na turma onde foi realizado o estágio, não tinha aluno com
necessidades especiais. As principais
dificuldades encontradas no desenvolvimento do trabalho na escola foram à falta
de materiais pedagógicos e tecnológicos; assistência familiar, principalmente
no que se refere a ajuda nas tarefas extra classe. Foi observado que a maioria
dos alunos, não faz as tarefas, simplesmente porque não querem, ou não tem o
hábito de estudo e não porque não sabem. Tem sido desenvolvido pela escola
estratégias de estudo, para isso, estão sendo produzidas apostilas para que os
alunos levem para casa e cada dia resolve uma página. A professora trabalha com
projetos que envolvem os pais, com o objetivo de conscientizá-los de que, são
peças fundamentais na construção do conhecimento de seus filhos.
Conclusão
Educar é contribuir para que professores e
alunos transformem suas vidas em um processo de aprendizagem
permanente. Assim, ensinar e aprender são duas facetas de um
mesmo processo, exigindo flexibilidade, tanto pessoal quanto de
grupo. Os conteúdos fixos com conhecimentos prontos dão lugar a
processos abertos de pesquisa e comunicação, envolvendo a criança
na própria educação. Então, é ela própria a principal interessada no
aprimoramento das estratégias de construção do seu saber através de um ensino interativo.
Ressalta-se a necessidade de um ensino que
procure repensar o lúdico. A escola "peca" ao dividir o ensino em
lados diferentes: de um lado a brincadeira, o jogo, onde existe o sonho e a
fantasia; de outro lado, o ensino "formal", do trabalho e do estudo.
Brincar é uma realidade vivida pela criança
em seu cotidiano. Através da imaginação ela relaciona seus interesses e
necessidades com a realidade de um mundo no qual vive e que pouco conhece.
Uma educação identificada com a comunidade
é uma preocupação constante de todos os educadores que pretendem tornar as
práticas sociais mais realistas e conjugadas socialmente.
Neste sentido, é papel da escola,
professores e alunos discutir, analisar e refletir sobre as práticas de ensino,
permitindo a percepção do conhecimento como algo que é construído por meio de
trocas sociais, na vivência entre pessoas com experiências diferentes,
aceitando-se riscos, contradições e desafios.
As mudanças políticas, econômicas e
culturais que ocorrem na sociedade, atualmente, e o grande volume de
informações estão se refletindo no ensino, exigindo, desta forma, que a escola
seja um ambiente estimulante, que possibilite à criança adquirir o conhecimento
de maneira mais motivada em movimentos de parceria, de trocas de experiências,
de afetividade, do ato de aprender a desenvolver o pensamento crítico
reflexivo.
Busca se hoje a educação baseada na
interlocução dos sujeitos, para a construção do conhecimento
que expressa à realidade cotidiana, pessoal e coletiva, em interação com
saberes prévios. Professores e alunos trocam, depoimentos sobre suas atividades
e experiências, com o intuito de fornecer novos significados aos saberes. Ouvir
e falar, dizer-se mutuamente, os alunos entre si e aos professores e estes
entre si e os alunos... A construção do saber pedagógico deve-se dar pela troca
de experiências de vida, constituindo ações em parceria e formando
professores-pesquisadores da prática, que busquem dar unidade aos saberes
fragmentados e fundar uma comunidade científica (MARQUES, 1999, p.15)
Durante o período de estágio,
percebi que os objetivos iniciais foram alcançados e pude compreender o espaço escolar da Educação no Ensino
Fundamental como campo de trabalho para o pedagogo.
Referências Bibliográficas
MARQUES, M.O. A escola no
computador :Linguagens rearticuladas, educação outra. Ijuí: Unijui, 1999.
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