quarta-feira, 29 de novembro de 2017

RELATÓRIO DE ESTÁGIO
                                                                                                              Trabalho apresentado ao Curso superior Pedagogia da  Universidade do Estado de Minas Gerais,   para a disciplina. Estágio Obrigatório.
Professoras: Patrícia Caetano e Cristiane França.


Aluna: Gabriela Martins Ruas
 Polo: Taiobeiras- MG 2017

 Introdução

     O estágio obrigatório de docência foi realizado na Escola Estadual Gentil Mesquita localizada no bairro Jk do município de Rio Pardo de Minas. Na referente escola funcionam turmas do ensino fundamental até o Quarto ano. Realizei o estágio na sala do 5º ano do ensino fundamental. No total são 15 alunos com idades ente 10 e 11 anos. A Escola é bem estruturada e os profissionais são esforçados e competentes. 

  Análise Dos Aspectos Observados Durante A Docência

     A turma do 5º ano, na qual foi realizado o estágio, os alunos têm entre 10 e 11 anos e enfrentam assim como os outros alunos da escola, varias dificuldades como: falta de transporte adequado, materiais para pesquisa, entre outros. A professora com quem realizei o estágio é muito capacitada e esforçada. Vem exercendo a profissão há mais de 25 anos e se dedica totalmente a seus alunos.
   A estrutura física da escola é razoável, têm 07 salas de aula, uma quadra com cobertura, banheiros sanitários, uma cantina, sala do diretor e sala dos professores. Falta  refeitório, um espaço para laboratório de informática e um acervo para montar a biblioteca. É notório que a diretora se empenha ao máximo para que a escola se desenvolva, é bastante presente na escola e muito comunicativa com os funcionários.  A diretora conta com uma secretária e uma especialista em educação, além de uma eventual.
     No que se refere à participação dos professores e alunos nas decisões da escola, se dá por meio de diálogo e reuniões constantes. Não é muito frequente a participação dos pais, devido a questões como: falta de interesse e rotina de trabalho dos mesmos.
     A rotina da escola e na sala de aula é prevista no planejamento, é um trabalho intencional, no qual o professor mobiliza recursos didático-pedagógicos em prol da aprendizagem dos alunos, não é uma atividade mecânica sem contextualização.
     Na turma onde foi realizado o estágio, não tinha aluno com necessidades especiais. As principais dificuldades encontradas no desenvolvimento do trabalho na escola foram à falta de materiais pedagógicos e tecnológicos; assistência familiar, principalmente no que se refere a ajuda nas tarefas extra classe. Foi observado que a maioria dos alunos, não faz as tarefas, simplesmente porque não querem, ou não tem o hábito de estudo e não porque não sabem. Tem sido desenvolvido pela escola estratégias de estudo, para isso, estão sendo produzidas apostilas para que os alunos levem para casa e cada dia resolve uma página. A professora trabalha com projetos que envolvem os pais, com o objetivo de conscientizá-los de que, são peças fundamentais na construção do conhecimento de seus filhos.

   Conclusão

     Educar é contribuir para que professores e alunos   transformem suas vidas em um processo de aprendizagem   permanente. Assim, ensinar e aprender são duas facetas de   um mesmo processo, exigindo flexibilidade, tanto pessoal   quanto de grupo. Os conteúdos fixos com conhecimentos   prontos dão lugar a processos abertos de pesquisa e   comunicação, envolvendo a criança na própria educação. Então, é ela própria a principal interessada no aprimoramento das estratégias de construção do seu saber através de um ensino interativo.
      Ressalta-se a necessidade de um ensino que procure repensar o lúdico. A escola "peca" ao dividir o ensino em lados diferentes: de um lado a brincadeira, o jogo, onde existe o sonho e a fantasia; de outro lado, o ensino "formal", do trabalho e do estudo.
     Brincar é uma realidade vivida pela criança em seu cotidiano. Através da imaginação ela relaciona seus interesses e necessidades com a realidade de um mundo no qual vive e que pouco conhece.
     Uma educação identificada com a comunidade é uma preocupação constante de todos os educadores que pretendem tornar as práticas sociais mais realistas e conjugadas socialmente.
     Neste sentido, é papel da escola, professores e alunos discutir, analisar e refletir sobre as práticas de ensino, permitindo a percepção do conhecimento como algo que é construído por meio de trocas sociais, na vivência entre pessoas com experiências diferentes, aceitando-se riscos, contradições e desafios.
  As mudanças políticas, econômicas e culturais que ocorrem na sociedade, atualmente, e o grande volume de informações estão se refletindo no ensino, exigindo, desta forma, que a escola seja um ambiente estimulante, que possibilite à criança adquirir o conhecimento de maneira mais motivada em movimentos de parceria, de trocas de experiências, de afetividade, do ato de aprender a desenvolver o pensamento crítico reflexivo.
 Busca se hoje a educação baseada na interlocução dos sujeitos, para a   construção do conhecimento que expressa à realidade cotidiana, pessoal e coletiva, em interação com saberes prévios. Professores e alunos trocam, depoimentos sobre suas atividades e experiências, com o intuito de fornecer novos significados aos saberes. Ouvir e falar, dizer-se mutuamente, os alunos entre si e aos professores e estes entre si e os alunos... A construção do saber pedagógico deve-se dar pela troca de experiências de vida, constituindo ações em parceria e formando professores-pesquisadores da prática, que busquem dar unidade aos saberes fragmentados e fundar uma comunidade científica (MARQUES, 1999, p.15)
 Durante o período de estágio, percebi que os objetivos iniciais foram alcançados e pude compreender o espaço escolar da Educação no Ensino Fundamental como campo de trabalho para o pedagogo.


Referências Bibliográficas

MARQUES, M.O. A escola no computador :Linguagens rearticuladas, educação outra. Ijuí: Unijui, 1999.



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